z-close
Mais Visões

Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP)

Autor: Capovilla
Editora: Memnon
ISBN: 9788579540110 Edição: 1/2010 Páginas: 83 Acabamento: Brochura
Descrição

O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas, e servir de coadjuvante para diagnóstico diferencial de distúrbios de aquisição de leitura.  Este manual traz a normatização e validação do teste para o Ensino Fundamental. As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade permitindo identificar a zona de desenvolvimento proximal. O TCLPP permite interpretar os dados do padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (ideovisual ou logográfica, perilexical ou fonológica, lexical) prevalecentes. Fornece visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. Para isso, compara o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras. O processamento cognitivo desse material psicolinguístico requer diferentes competências, como a estratégia ideovisual ou logográfica, a estratégia fonológica ou perilexical, e a estratégia lexical, que se desenvolvem nas etapas logográfica, alfabética e ortográfica, respectivamente.

Para adquirir (COMPRAR) a licença de uso do Caderno de Aplicação do Teste de Competência de Palavras e Pseudopalavras – TCLPP para aplicação individual a alunos ou pacientes, você deverá acessar o site da Editora: www.cadernos-memnon.com.br

Sumário

1 - O Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP)
1.1 Substrato teórico e objetivos do TCLPP
1.2 Constituição do TCLPP
1.3 Modos de aplicação do TCLPP
2 - Estudos prévios com o TCLPP
3 - Estudo global para análise de precisão, validade e normatização do TCLPP
3.1 Método
3.2 Análise de itens e precisão
3.3 Evidências de validade por relação com série escolar
4 - Normas para aplicação, correção e interpretação do TCLPP
4.1 Normas para aplicação
4.2 Normas para correção
4.3 Normas para interpretação
5.Tabelas de classificação normatizada da pontuação de alunos de 1ª A 4ª série do Ensino Fundamental na versão original do TCLPP e em seus sete subtestes
5.1 Normatização do TCLPP (pontuação total) para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.2 Normatização do subteste de aceitação de palavras corretas regulares (subteste CR) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.3 Normatização do subteste de aceitação de palavras corretas irregulares (subteste CI) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.4 Normatização do subteste de rejeição de palavras vizinhas semânticas (subteste VS) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.5 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras vizinhas visuais (subteste VV) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.6 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras vizinhas fonológicas (subteste VF) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.7 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras homófonas (subteste PH) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
5.8 Normatização do subteste de rejeição de pseudopalavras estranhas (subteste PE) do TCLPP para 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental
6 - Exemplos de interpretação dos escores no TCLPP
6.1 Padrão de desenvolvimento de estratégias de leitura em crianças de 1ª a 4ª série
6.2 Padrão de desenvolvimento de estratégias de leitura em crianças disléxicas
6.2.1 Arrozoado teórico: a dislexia do desenvolvimento
6.2.2 Método
6.2.3 Resultados e discussão
6.2.4 Conclusões
6.3 Padrão de desenvolvimento de estratégias de leitura em crianças alemãs
6.3.1 Arroazoado teórico: influência da ortografia sobre o uso diferencial das estrátegias de leitura
6.3.2 Método
6.3.3 Resultados
Referências
Comentários
Avaliações de Clientes
Fechar
Resumo
Avaliações

Este produto ainda não foi avaliado.

Seja o primeiro!

Faça sua avaliação
Você está avaliando: Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP)
Entrar
Se você ja é cadastrado coloque seus dados para acessar sua conta
Nova Conta

Estamos no mercado na área de saúde há mais de dez anos, buscando cada vez mais, proporcionar aos profissionais, seus pacientes e clientes, o amparo, a dedicação e inovação, através da literatura e produtos.

Contato

WhatsApp: (21) 98814-1348
[email protected]