- Descrição
-
Este livro se caracteriza por ser suporte educativo para o processo de inclusão escolar. As atividades propostas para serem desenvolvidas com crianças, em seu conjunto, promovem profunda reflexão sobre diferenças, semelhanças e empatia, assim como despertam a autopercepção e a alfabetização emocional.
Este guia com orientações aos Professores é uma proposta de planejamento para grupinhos operativos, no qual o mediador, utilizando os desenhos do livro “Somos todos iguais?” associados a algumas estratégias a seguir indicadas, tem papel fundamental! Este material contém idéias, sugestões de temas e de dinâmicas de grupo que devem ser abordadas e exploradas de forma lúdica, utilizando em média uma hora e 30 minutos por semana, e logo se observam resultados produtivos com as crianças, facilitando também o processo de inclusão em pré-escolas e primeiras séries do ensino fundamental.
Os principais objetivos contidos nas atividades propostas incluem:
– a disponibilização de um material prático que esclareça as deficiências para todas as crianças;
– a reflexão efetiva sobre a inclusão;
– o despertar de um processo de educação emocional e de estruturação da personalidade frente a esse processo;
– a promoção de informação, estimulação, autopercepção e criatividade;
– o favorecimento da inclusão escolar por meio de um processo lúdico e interativo.
- Comentários