z-close

Mais Visões

O Atraso de Linguagem Como Fator Casual dos Distúrbios de Aprendizagem

Autor: Cupello
Editora: Thieme Revinter
Por: R$20,00
6x de R$3,33 sem juros

Evidencia a correlação entre a performance da linguagem oral expressiva e os distúrbios de aprendizagem escolar.

ISBN: 8573091746 Edição: 1/1998 Páginas: 308 Acabamento: Brochura
ok + -
Descrição

"Esta obra procura evidenciar que a correlação entre a performance da linguagem oral expressiva e os distúrbios de aprendizagem escolar é um fator importante, não só para a predição destes distúrbios, como também nas diretrizes da profilaxia e, se necessário, na recuperação dos indivíduos acometidos por estes distúrbios."

Sumário

1- Considerações sobre a natureza da ciência.
Metodologia científica: A natureza da ciência/Considerações
Ciência como atividade linguística
Alguns critérios para definição da ciência Teoria Versus aplicações
Papel da análise
Metodologia científica
Encaminhamento de um projeto de pesquisa
Explicação científica
Diferenciação da explicação científica para explicação não científica.
Tipos de explicações não científicas


2- Revisão Bibliográfica das principais escolas do estudo do funcionamento mental humano
Escolas mais empiristas
Associacionismo
Estruturalismo
Estruturalismo de Titchener, discípulo de Wundt
Conclusão
Funcionalismo
Behaviorismo
Conclusão
Escolas mais racionalistas
Gestaltismo
Críticas à teoria da Gestalt
Conclusão
Psicanálise
Conclusões
Cognitivismo
Perspectivas Inatistas
Universais da Linguagem
Perspectivas mais sociais
Perspectivas Internacionais


3- Histórico bibliográfico do estudo das dificuldades do aprendizado
Considerações Iniciais
Perspectiva cerebral lesional
Perspectiva perceptivo-motora
Perspectiva de linguagem
Perspectivas atuais no estudo da dificuldade de aprendizado
Modelo internacional de Adelman
Teoria da informação integrada de Senf
Teoria de desenvolvimento das capacidades
Perceptivas e cognitivas de Satz e Van-Nostrand
Hipótese do déficit verbal de Vellutino
Hipótese do educando inativo de Torgesen (1977)


4- Rendimensionamento dos estudos relatados
Racionalismo-Empirismo
Fatos básicos da linguagem humana
Comentários finais
Escolas mais empiristas
Associacionismo
Estruturalismo
Funcionalismo
Noções fundamentais da teoria da informação
Behaviorismo
Escolas mais racionalistas
Gestaltismo
Psicanálise
Cognitivismo
Vigotsky e Luria- A teoria dos sistemas funcionais e a criação de novos circuitos
Bruner e Vellutino: A prontidão para a alfabetização e a linguagem oral.
Análise dos autores assinalados no capítulo 4
Strauss-Werner-Perspectivas lesionais e cerebrais
Kephart,Domann-Delacatto-Perspectiva perceptivo-motora
Orton, Kirk e Myklebust-Perspectivas de linguagem Adelman, Senf, Satz, Von-Nostrand e Torgesen


5-Pesquisas anteriores
Introdução
O atraso de linguagem como fator causal dos distúrbios de aprendizagem
Introdução
Importância da profilaxia dos distúrbios de aprendizado resumo dos fatores causais dos disturbios de aprendizagem
Critérios da pesquisa
Interpretação da história
Hipótese e amostra
Conclusão
Resumo
Novas perspectivas criadas por essa pesquisa
Introdução
Pesquisa da eclosão da primeira palavra e primeira fase em crianças do Rio de Janeiro
Conclusões
Aprimoramento dos critérios de avaliação linguística


6-Avaliação do desempenho linguístico oral como índice correlato no desempenho linguístico escrito
Introdução
Plano de pesquisa
Nível sócio-cultural
Critérios de pontuação dos testes
Aumento da validade interna
Tratamento estatístico
Estratégia de correlação dos dados obtidos- tabels de apoio
Distribuição dos elementos da amostra quanto ao sexo
Discussão das hipóteses
Níveis de normalidade e distúrbios na linguagem oral e escrita de crianças de 7 a 8 anos (1 e 2 série)
Quantidade de palavras lidas oralmente por minuto (P.P.M=Palavras por minuto)
Classificação dos pontos totais de erros
O fator de qualidade (FQ) como parâmetro de normalidade e distúrbio na avaliação da linguagem oral e escrita de crianças de 7 a 8 anos (1 e 2 séries)
Conclusões
"Por Quê"

Comentários
Avaliações de Clientes
Fechar
Resumo
Avaliações

Este produto ainda não foi avaliado.

Seja o primeiro!

Faça sua avaliação
Você está avaliando: O Atraso de Linguagem Como Fator Casual dos Distúrbios de Aprendizagem
Entrar
Se você ja é cadastrado coloque seus dados para acessar sua conta
Nova Conta

Estamos no mercado na área de saúde há mais de dez anos, buscando cada vez mais, proporcionar aos profissionais, seus pacientes e clientes, o amparo, a dedicação e inovação, através da literatura e produtos.

Contato

WhatsApp: (21) 98814-1348
[email protected]