- Descrição
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		Há muito tenho percebido a importância de uma ação preventiva nas áreas da Saúde e Educação, em âmbito nacional e regional, em que a população e as instituições pudessem mobilizar-se e que atuassem, realmente, de uma forma harmônica, visando ao indivíduo em relação à sua saúde física e mental. A prevenção, quando primária, atua reduzindo, em muito, os custos operacionais, as alterações e os distúrbios apresentados pelo indivíduo. 
 Ocorrem, então, processos de suporte, de manutenção e de ampliação desta prevenção por meio dos recursos disponíveis (humanos, materiais etc.) e daqueles a serem mobilizados (campanhas, projetos etc.), em que a comunidade mobiliza-se com os profissionais envolvidos os recursos locais e adjacentes.
 Também não devem ser esquecidos os fatores familiar e sociocultural que em muito serão fortalecidos pela assistência e apoio recebidos de imediato.
 Quanto aos distúrbios fonoaudiológicos, que se referem à comunicação humana voz, fala, linguagem, audição, podem vir associados a uma variedade de alterações, destacando-se os distúrbios oromiofuncionais e os psicomotores.
 Considera-se, então, o indivíduo quanto aos aspectos anatomofisiológicos, à formação genética, às condições de desenvolvimento, aos hábitos viciosos, às possibilidades de educação, à reeducação e/ou reabilitação que lhe é mais indicada. Para tal são necessários determinados exames, acompanhamento, orientações, encaminhamentos e atendimentos a um determinado indivíduo e/ou casal, durante uma das fases importantes de sua vida.
 Dentre estas, destacam-se as fases: pré-nupcial, nupcial, pré-natal, perinatal, pós-natal, infância, adolescência, maturidade e senilidade.
 Pela avaliação, que não deve ser estática, consegue-se chegar a um diagnóstico provável, em que se é capaz de dar um prognóstico com base nas condições em que vive este indivíduo e/ou casal, nos fatores hereditários e adquiridos, no grau de instrução, na situação socioeconômica e nos recursos que podem ser utilizados.
 Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rapidamente será iniciado o tratamento, melhorando a qualidade de sua vida.
 Viver é caminhar, porque a vida é um caminho a percorrer.A Autora SumárioCapítulo I – Pré-Nupcial 
 Fase Pré-Nupcial
 Objetivos
 Exames ComplementaresCapítulo II – Nupcial 
 Fase Nupcial
 União do Casal
 Concepção
 HereditariedadeCapítulo III – Pré-Natal 
 Fase Pré-Natal
 Saúde Materno-Fetal
 Orientação à Gestante
 Condições PsicofisicossociaisCapítulo IV – PerinatalFase Perinatal 
 Cuidados Especiais
 Seqüelas do Tocotraumatismo
 Objetivos do Atendimento Especializado
 Alguns Meios PreventivosCapítulo V – Pós-Natal 
 Fase Pós-Natal
 Relação Mãe/Filho
 Choro do Bebê
 Uso da Mamadeira
 Hábito de Sucção
 Dentição Decídua
 Dominância Lateral
 Controle dos Esfíncteres
 Comunicação
 Desenvolvimento PsicomotorCapítulo VI – Infância 
 Fase da Infância
 Aquisição da Linguagem
 Funções Pré-Lingüísticas
 Sucção
 Mastigação
 Deglutição
 Respiração
 Respiração Nasobucal
 Distúrbios da Linguagem
 Deglutição Atípica
 Fala Infantil
 “Gagueira Fisiológica”
 Aprendizagem Escolar
 Falhas Sensoperceptivas Motoras
 Dominância Lateral
 Leitura
 Escrita
 Aceitação Pessoal
 Hábitos
 Postura
 Sono
 Boas Maneiras
 Atividades da Vida Diária
 Proteção contra AcidentesCapítulo VII – Adolescência 
 Fase da Adolescência
 Transformações
 Higiene Vocal
 Diálogo
 Capacitação
 Educação Globalizada
 Auto-EstimaCapítulo VIII – Maturidade 
 Fase da Maturidade
 Fatores Hereditários e de Risco
 Higiene Oral
 Atividades Físicas
 Profissões
 Leitura e Escrita
 Conversação
 Voz
 Lazer
 Desenvolvimento Integral e Harmônico
 Equilíbrio
 Incentivo
 Saber Ouvir, Falar, AgirCapítulo IX – Senilidade 
 Fase da Senilidade
 “Reserva Fisiológica”
 Hábitos Gerais
 Funções Reflexovegetativas
 Funções Lingüística e Cognitiva
 GeneralidadesCapítulo X – Considerações Gerais 
 Intervenção
 Precoce
 Prevenção
 Níveis de Prevenção
 Diagnóstico Precoce
 Intervenção Precoce
 Estágios de Vida
 Reflexão Retrospectiva
 Considerações Gerais
 “Guia de Vida”
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