- Descrição
-
A Voz que ensina é o novo livro de Mara Behlau, Maria Lúcia Suzigan Dragone e Lúcia Nagano, fonoaudiólogas e docentes, que compartilham com o leitor o conhecimento e as observações de mais de 20 anos de atendimento clínico e assessoria escolar, para a melhoria da comunicação do professor em sua relação com o aluno. Com uma leitura fácil sem ser simplista, esta publicação explora os assuntos relacionados com a produção de um voz saudável e os seus problemas, a chamada disfonia, apresentando estratégias para otimizar a escuta da própria voz e dos seus alunos. Oferece ainda um panorama do impacto psicológico dos diversos tipos de vozes, mostrando o mecanismo básico de produção da voz e da fala, ao mesmo tempo em que compila o conhecimento existente sobre saúde e higiene vocal e ajuda o professor a se preparar para ter uma boa voz durante as aulas. Ao final do livro, as autoras apresentam aspectos da voz nas diferentes realidaes de sala de aula, sugerindo estratégias para o professor de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio universitário, professos cursinhos preparatórios para exames vestibulares, professores de práticas esportivas, professor de recreação e professor de academias de ginástica.
Sumário
1. INTRODUÇÃOAspectos gerais
Avoz no ensino
2. VOZ SAUDÁVEL E DISFONIA
Voz adaptada e voz alterada
Sinais de alterações na voz
Alterações vocais mais freqüentes entre professores
Quando buscas auxílio profissional
3. APRENDENDO A OUVIR
Ouvindo e agindo sobre os ruídos do ambiente
Ouvindo a própria voz
4. PSICODINÂMICA VOCAL VOZ
Psicodinâmica vocal e ensino
5. MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE VOZ E FALA
Anatomia funcional do aparelho fonador
Conhecendo alguns aspectos da voz e da fala
Articulação dos sons do português brasileiro
Relação entre corpo e voz
6. SAÚDE E HIGIENE VOCAL
Fatores ambientais
Hábitos de vida diária e sua relação com a voz
Fatores relacionados ao uso vocal
7. PREPARANDO-SE PARA TER UMA BOA VOZ DURANTE AS AULAS
Busca do equilíbrio vocal durante as aulas
A voz nas diferentes realidades da sala de aula
Equilibrando o comportamento vocal da classe
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Comentários