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A Corrida das Palavras

Autor: Zorzi
Editora: Phonics
Por: R$70,00
6x de R$11,67 sem juros

Brincando também se aprende

ISBN: Edição: Páginas: Acabamento:
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Descrição

8 JOGOS EM 1
Sílabas – Fonemas – Rimas – Letras - Sinônimos - Antônimos – Categorização Semântica

De forma dinâmica e divertida, estes jogos conduzem a experiências fundamentais no mundo da linguagem oral e escrita. O objetivo, por um lado, é o de desenvolver uma postura reflexiva e consciente focada na estrutura sonora das palavras (sílabas, fonemas e rimas) e no conhecimento ortográfico, para os participantes já alfabetizados. Por outro lado, o jogo também dirige a atividade cognitiva dos jogadores para o universo semântico da linguagem, com foco em sinônimos, antônimos e no relacionamento entre conceitos de mesma categoria.

Você está recebendo 1 tabuleiro e 8 versões de jogos:
2 jogos envolvendo sílabas
1 jogo envolvendo fonemas
1 jogo envolvendo rimas
1 jogo envolvendo sinônimos e antônimos
1 jogo envolvendo categorização semântica de palavras
2 jogos envolvendo letras e palavras escritas

Regras Gerais:
1-O tabuleiro será sempre o mesmo, com variação das tarefas que cada versão de jogo propõe.
2-Deve ser selecionada uma versão de jogo de cada vez e observada a série de tarefas que ele contém.
3-Cada jogador escolhe um pino da cor de sua preferência, colocando-o no ponto de partida.
4-Cada participante joga o dado, observa o número sorteado, e anda o mesmo tanto de casas no tabuleiro. Por exemplo, se foi tirado o número 4, caminha 4 casas e verifica o número da casa em que o pino está parado.
5-A numeração do tabuleiro vai de 1 a 30. Em cada casa numerada há uma instrução para o cumprimento de determinada tarefa. Leia a instrução na cartela correspondente ao jogo que está sendo realizado.
6-Caso o jogador não consiga responder adequadamente à proposta, ele perderá uma jogada.
7-As respostas, dos jogos 1 a 6, podem ser dadas oralmente ou por escrito, dependendo da possibilidade de cada jogador.
8-As respostas dos jogos 7 e 8 requerem conhecimento da escrita das palavras.
9-Os jogadores alternam as jogadas, seguindo as instruções de cada uma das casas onde param.
10-Os jogadores não podem repetir as mesmas palavras dos demais.
11-Vence o jogo quem conseguir alcançar primeiro o ponto de chegada.

Dicas importantes:
-Recomenda-se que o adulto sempre faça a leitura das tarefas a serem realizadas pelos jogadores e também que controle as respostas.
-O adulto pode dar dicas para facilitar as respostas, sempre considerando o grau de dificuldade de cada criança. Dê opções de respostas em caso de dúvidas. O importante é que as crianças se sintam capazes e motivadas para jogar.
-A instrução, dos jogos de 1 a 4, se refere a sons (sílabas, rimas ou fonemas), e não a letras. Deve ficar claro que é para pronunciar palavra que comece, por exemplo, com a sílaba /pa/ (ou seja, o som /pa/), sem fazer referência a letras.
-Nos jogos de 1 a 6, quando a criança já tem um nível alfabético de escrita, pode-se pedir que escreva as palavras, depois de tê-las pronunciado. As versões 7 e 8, as quais falam em letras, só se aplicam a quem já está alfabetizado.
-Os jogos de 1 a 4 envolvem sons que podem ter mais do que uma letra para escrever. Desta forma, quando pedimos para a criança descobrir (e pronunciar) uma palavra que comece com /cha/, por exemplo, estamos nos referindo ao som que encontramos em palavras como “chapéu” e “xale”. Portanto, mais do que uma resposta pode ser válida.

Vamos entender os símbolos, conforme destacados com * nas instruções:
/k/* representa som que pode ser escrito com “c”, “qu” ou “k”. Exemplo: “casa”, “querida” e “Karin”.
/ch/* representa som que pode ser escrito com “ch” ou “x” . Exemplo: “chato” e “xícara”.
/j/* representa som que pode ser escrito com “j” ou “g”. Exemplo: “jato” e “gelo”.
/s/* representa som que pode ser escrito com “s” ou “c”. Exemplo: “sino” e “cedo”.
/g/ representa o som presente em “ga, gue, gui, go e gu”. Exemplo: “gato” e “guitarra”.
/R/ representa o som presente em “ra, re, ri, ro e ru” em posição inicial de palavra. Exemplo: “rato” e “roda”.

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